sexta-feira, 12 de setembro de 2008

UM SONHO DE UM EMIGRANTE TRANSFORMADO EM PESADÊLO


Um Sonho da maioria dos emigrantes é voltar a viver na sua terra Natal, regressar às suas raízes.
Foi o que aconteceu a este emigrante Luso-Americano que resolveu regressar e construir sua moradia na sua terra Natal, (ilha de São Miguel).
Mas infelizmente foi alvo de uma grande injustiça que tem vindo a lutar com muita garra e afinco já á muitos anos.
Pois a moradia dos seus sonhos que irá habitar com a sua esposa e duas filhas está quase concluída mas encontra-se ameaçada por linhas de alta tensão 60 KV, linhas e postos estes que foram instalados sem autorização de seus proprietários quando estes se encontravam nos Estados Unidos da América, a EDA (Empresa de Electricidade dos Açores. S.A). Aproveitou-se da situação e implantou as referidas instalações eléctricas. Para além da falta de autorização de seus proprietários uma destas instalações eléctricas nem sequer se encontra licenciada pela Direcção Regional de Comercio, Industria e Energia.
Desde esta data até á presente os proprietários têm vindo a tentar encetar negociações no sentido de obter por parte da EDA a Remoção daquelas Instalações, tanto mais, que as linhas em causa passam mesmo por cima da casa de moradia.
Até á data EDA (Empresa de Electricidade dos Açores. S.A), nunca removeu as referidas instalações transferindo-as para outro lado, ignorando sempre os pedidos dos proprietários.
O emigrante e sua família vivem apavorados, pelo perigo que estas linhas lhes oferecem. Já nem mencionando a radiação transmitida por estas que danificam muito a saúde provocando problemas cancerígenos. Mas só o facto de São Miguel ser uma ilha sísmica quanto a este facto ninguém pode lutar contra.
A angústia e desespero que esta família de emigrantes está a viver só de pensar na possibilidade destas linhas cair sobre a sua moradia e as mortes que poderá causar.